http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/06/albania+anistia+idosos+condenados+por+plantar+haxixe+5383957.html
Ultimo Segundo, 06/04/2009 - 19:41 - EFE
Tirana, 6 abr (EFE).- O presidente da Albânia, Bamir Topi, concedeu hoje a anistia a 37 presos, a maioria deles idosos, condenados nos últimos anos por cultivo ilegal de haxixe.
Grande parte dos beneficiados pelo decreto presidencial são pessoas com idades entre 70 e 80 anos, naturais das regiões de Fier e Vlora, no sul do país, onde é comum o cultivo de cannabis sativa, planta da qual se fazem os cigarros de maconha e haxixe.
Segundo a imprensa local, eles se declararam responsáveis pelos cultivos, encontrados em suas hortas particulares e em áreas comuns, para livrar seus filhos e netos da prisão.
Entre os anistiados há 17 mulheres, entre elas Feride Bako, de 75 anos, conhecida pelo público pelo nome de "mãe Feride" depois que a imprensa albanesa tornou pública sua história.
A Polícia a prendeu em abril do ano passado enquanto ela estava cuidando, em sua casa, em Fier, de seu marido agonizante.
Ferid foi condenada a quase seis anos de prisão em 2007 por cultivo ilegal de haxixe.
A oposição de esquerda e diversas organizações de direitos humanos haviam pedido sua libertação após questionar que fosse ela a verdadeira plantadora da droga.
A Albânia é um país produtor de cannabis e está na rota do tráfico de heroína afegã para os países da União Europeia. EFE md/jp
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário