quarta-feira, 12 de março de 2003

Guerra às drogas

12 de março de 2003, Folha de S. Paulo (Painel do Leitor)

Henrique Carneiro e Thiago Rodrigues
Henrique Carneiro, historiador e Thiago Rodrigues, cientista político, são pesquisadores do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos - NEIP (São Paulo/SP).

No momento em que os olhos se voltam para o Rio de Janeiro após as recentes ações do grupo Comando Vermelho que motivaram a reação militarizada do governo federal, o artigo do deputado Fernando Gabeira ("Crônica de uma cidade ocupada", Turismo, 10/3) é contundente e relevante.

O modelo de repressão ao narcotráfico e às drogas psicoativas adotado pelo Brasil segue o padrão pregado pelos Estados Unidos, o que significa a manutenção de uma guerra infindável, que se destina a capturar negros, pobres, favelados, camponeses, enfim, os excluídos da nova lógica social e econômica do globo.

A violência gerada pela proibição às drogas, vista com fortes cores nos últimos dias, deve motivar, como defendeu o deputado, reflexões que perscrutem estratégias progressistas - como as políticas de redução de danos, a descriminalização e a legalização - e que enfrentem sem preconceitos a questão da produção, da venda e do consumo de psicoativos no país.

Fonte: http://www.gabeira.com.br/causas/subareas.asp?idSubArea=168&idArea=1&idArtigo=350

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Precisando de ajuda?

Veja o site da Psicóloga e Psicoterapeuta Bianca Galindo que ela faz atendimento online.