http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1358367
Jornal de Notícias,18h46m
Num futuro próximo, poderá ser vedado o acesso à cannabis a turistas que visitem as famosas"coffee shops" de Amesterdão.
Os conhecidos "cafés" de Amesterdão (as "coffee shops"), onde é possível comprar legalmente pequenas porções de cannabis desde 1976, tornaram-se uma importante atracção turística na Holanda.
Mas o cenário poderá estar a mudar. O governo holandês irá apresentar amanhã, sexta-feira, medidas para prevenir a obtenção e uso de drogas por parte dos turistas, no âmbito da nova política relativa às chamadas drogas leves, adianta o jornal britânico The Daily Telegraph.
A nova abordagem do governo holandês à compra e utilização por parte de estrangeiros de drogas leves adquiridas nos "cafés" surge para reduzir o crime nas zonas adjacentes e será apresentada pelos ministros da justiça, administração interna e saúde.
Para controlar a venda aos turistas, os "cafés" com licença para vender marijuana terão de introduzir um sistema de cartões apenas para membros, para prevenir a aquisição das drogas leves por parte de estrangeiros.
Raymond Dufour, de uma fundação holandesa sobre políticas de droga, é contra a medida. Em entrevista à Radio Netherlands, Dufour diz que a lei, se aprovada, "não resolverá os problemas de uma cidade como Amesterdão". Pelo contrário, diz Dufour: "Muitos turistas compram a sua cannabis nos cafés de lá [Amesterdão]. Se já não o puderem fazer, as vendas passarão a ser feitas clandestinamente, como acontece em muitas outras cidades do mundo".
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário