sábado, 9 de maio de 2009

Lisboa e Braga em marcha pela marijuana

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-nacional/marijuana-marcha-droga-legalizacao-discriminalizacao-tvi24/1062845-4555.html
tvi24, Por: Redacção /TG | 09-05-2009 20: 59

O objectivo é a regulamentação, legalização e consequente descriminalização do consumo das drogas leves



Cerca de 300 pessoas em Lisboa e 100 no centro de Braga, desfilaram este sábado nas ruas, na Marcha Global da Marijuana, em defesa da legalização das drogas leves.

Braga, Lisboa e Coimbra foram as cidades que aderiram este sábado à Marcha Global da Marijuana (MGM), uma iniciativa internacional que reivindica a regulamentação, legalização e consequente descriminalização do consumo das drogas leves e que desde 1999 se realiza em centenas de cidades.

Cerca de 300 pessoas marcharam em Lisboa em ambiente de festa, ao som de reggae. A concentração, iniciada no Largo do Rato pelas 16:00, começou com animação e dança, ao som de trompetes, saxofones, tambores e trombones.

Em Braga, um grupo de 100 pessoas desfilou no centro da cidade, invocando os benefícios da cannabis na saúde pública e alertando que devido à proibição da marijuana e das drogas leves, os consumidores ficam nas mãos dos traficantes, colocando em risco a sua saúde.

Os defensores da marijuana, que rejeitam a classificação de «toxicodependentes» pretendem que seja despenalizada a plantação de cânhamo para consumo próprio e lamentam que «muitos deputados do PS e do PSD defendam, em privado, a sua legalização, mas tenham medo de avançar com um projecto nesse sentido».

Os manifestantes, na maioria jovens, elevavam cartazes dizendo «proibição não é solução» e «abaixo a hipocrisia», descreve a Lusa.

Este ano a organização global deixou ao critério das cidades manifestarem-se dia 2 ou dia 9 de Maio, dada a proximidade com o Dia do Trabalhador.

O Porto optou por manter a data original, tendo realizado a marcha no passado dia 2.

A Marcha Global da Marijuana 2009 já vai na quarta edição, decorre este sábado em mais 232 cidades do mundo, entre elas Lisboa, Porto e Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Precisando de ajuda?

Veja o site da Psicóloga e Psicoterapeuta Bianca Galindo que ela faz atendimento online.