http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=33794&op=all
Ciência Hoje, 2009-08-03
Investigadores da Universidade de Pompeu Fabra, de Barcelona, identificaram a ligação molecular que explica como o consumo de cannabis provoca perda de memória. Andrés Ozaita, um dos coordenadores da investigação, disse à Agência espanhola EFE “não ser segredo” o efeito amnésico e as perdas de memórias causadas pela marijuana, acrescentando que faltava conhecer os “mecanismos moleculares implicados”. O estudo, realizado com ratos modificados geneticamente e hoje publicado na revista Nature Neuroscience, mostra que os efeitos se devem a uma interrupção do processo de consolidação da memória.
Com a administração de delta-9-tetrahidrocannabinol (THC, o principio psicoactivo da marijuana), os animais não recordavam as tarefas 'aprendidas’ um dia antes.
Este trabalho, segundo os investigadores, pode servir para desenvolver estratégias contra os efeitos da memória do consumo de cannabis, uma substância que é receitada em alguns países para doentes com cancro, SIDA e glaucoma.
O efeito da erva na perda de memória de ratinhos de laboratório já tinha sido notado, mas esta descoberta visa trabalhar nos efeitos amnésicos no combate à dor, e sem efeitos secundários, sabendo também que a cannabis produz perda de memória, agindo sobre o hipocampo.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário