http://diario.iol.pt/sociedade/cannabis-droga-memoria-neurocirurgia-reversao-tvi24/1079795-4071.html
IOL Diário, 03-08-2009 - 14:42h
Descoberta poderá ajudar a identificar alvos terapêuticos para a sua reversão
A descoberta da ligação molecular responsável pela perda de memória associada ao consumo prolongado de cannabis, divulgada no domingo, poderá ajudar a identificar alvos terapêuticos para a sua reversão.
Segundo Nuno Sousa, neurocientista português, citado pela Lusa, afirma que a descoberta é relevante porque não se conheciam em detalhe os mecanismos envolvidos nas já conhecidas perturbações cognitivas, ao nível da memória, relacionadas com o consumo de cannabis.
«Com este estudo, ficámos a entender de forma muito mais precisa os mecanismos moleculares que estão na base dos défices cognitivos associados ao consumo relativamente prolongado de canabinóides, nomeadamente os receptores e as cascatas de sinalização envolvidos», explicou o neurocientista português.
«Ficámos a saber que um sector dos endocanabinóides activa uma cascata de sinalização que é modulada por dois outros neurotransmissores», assinalou.
Segundo o neurocientista, esta descoberta irá permitir identificar «um conjunto de potenciais alvos moleculares para desenvolver estratégias que no futuro impeçam, ou até revertam, esses défices cognitivos associados ao uso de canabinóides».
Andrés Ozaita, um dos coordenadores do estudo, revela que se forem bloqueadas as vias de sinalização que o cannabis põe em marcha, «evitar-se-ão também os seus efeitos na memória».
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário