sábado, 1 de setembro de 2001

Cannabis e glaucoma: O caso de Robert Randall

Setembro de 2001, revista Cânhamo

Dr. Ricardo Navarrete

No dia 2 de junho de 2001 falecia, aos 53 anos, em sua residência de Sarasota (Flórida), Robert Randall, doente de glaucoma que, depois de lutar contra o governo, conseguiu, em 1976, ser o primeiro cidadão estadunidense com direito legal ao uso da marijuana com fins terapêuticos, desde sua proibição.

O glaucoma se caracteriza pela existência de um excessivo aumento da pressão do humor aquoso que se encontra no interior do olho, seja por uma maior produção da dita substância ou pela dificuldade em sua drenagem. O aumento constante da pressão recai sobre o nervo ótico, que vai se deteriorando, fazendo com que o paciente sofra uma progressiva perda de visão. O glaucoma, a diabetes e a catarata são os principais motivos atuais de cegueira. Existem bons colírios que diminuem a pressão intra-ocular, mas geralmente com efeitos colaterais e desenvolvimento de tolerância. Isto faz com que, freqüentemente, os doentes acabem necessitando de uma intervenção cirúrgica.

O conhecimento e estudo do glaucoma se devem ao desenvolvimento recente do tonômetro, aparelho que mede a pressão ocular. É compreensível, portanto, que não existam referências à doença na literatura médica clássica; assim como inexistem tratados sobre a Cannabis e suas propriedades terapêuticas. Ao contrário do que aconteceu com o descobrimento de outras indicações, não houve casos de pacientes com glaucoma que afirmassem beneficiar-se do uso da maconha, muito menos oftalmologistas que a recomendassem em suas consultas.

O descobrimento dessa indicação se deve a um acontecimento fortuito. Em 1971, a polícia estadunidense queria utilizar como prova incriminatória a suposta midríase (dilatação da pupila) que se acreditava resultado do uso dessa substância. Para isso, encomendaram um estudo aos doutores Hepler e Frank da Universidade da Califórnia, que mediram diversos parâmetros oculares de voluntários que previamente haviam fumado Cannabis. Constatou-se, em vez de dilatação, uma contração de 25-30% (até 50%, em alguns pacientes), desaparecendo o efeito em 4 ou 5 horas.

A maconha é igualmente eficaz por via inalada, intravenosa e oral, ainda que para a eficácia dessa última sejam necessárias doses mais elevadas, de até 20-25mg. Constatou-se, também, que não somente o THC (tetraidrocanabinol, o princípio ativo da Cannabis) diminuía a pressão ocular, como também outros canabinóides como o delta-8-THC e o 11-hidroxi-THC. Sem dúvida, todos eles são psicoativos e, como o glaucoma requer uma terapia contínua, o paciente necessita consumir permanentemente e estar sempre atento aos efeitos. Este é o grande inconveniente da Cannabis para o glaucoma.

No princípio, se pensou que a queda da pressão do líquido intra-ocular provocado pela marijuana se devia à diminuição de água no olho como conseqüência da hipotensão arterial que a Cannabis provoca, efeito parecido ao exercido pelos diuréticos também empregados nessa patologia. Porém, com o descobrimento recente da existência de receptores específicos CB1 no globo ocular, surgiu a possibilidade de desenvolver colírios que atuem exclusivamente sobre eles, evitando desta maneira o efeito psicoativo indesejado. Os canabinóides naturais não são hidrófilos e, por isso, são inúteis neste tipo de preparados. Atualmente, se está trabalhando com uma molécula resultante da união da anandamida com uma substância denominada ciclodextrina, que permitiria sua estabilidade em meio aquoso e absorção pela córnea. Também o conhecimento da mediação dos receptores CB1 no mecanismo de ação dos canabinóides, diferente da que ocorre com os colírios utilizados nesta enfermidade, leva a pensar em uma nova possibilidade terapêutica: a combinação com outros medicamentos atualmente empregados no tratamento, diminuindo a possibilidade de desenvolver tolerância pelo uso prolongado.

Paciente de glaucoma desde a adolescência, Robert Randall soube por um oftalmologista que logo perderia a visão. Com a ajuda do Dr. Hepler, porém, iniciou um tratamento com Cannabis, que ele mesmo plantava, até que foi detido pela polícia. Exigiu, então, que realizassem testes que provaram que a maconha fumada era mais eficaz que os medicamentos convencionais que utilizava. Com a aprovação da FDA (Administração para Drogas e Alimentos), foi inscrito em um programa (atualmente fechado) de uso permitido de drogas ilegais com fins terapêuticos e acompanhado pelos doutores John Mettitt e Richard North, os quais testemunharam no tribunal que a marijuana fumada o havia ajudado a conservar a visão. A partir de então, até sua morte, recebeu cigarros de Cannabis do Estado.

O testemunho de Randall está documentado no site www.marijuana-as-medicine.org/alliance.htm para informar a outros pacientes suas experiências e difundir os estudos clínicos que existem sobre a marijuana e esta doença.

Fonte: http://www.gabeira.com.br/causas/subareas.asp?idArea=1&idSubArea=97

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Precisando de ajuda?

Veja o site da Psicóloga e Psicoterapeuta Bianca Galindo que ela faz atendimento online.