sábado, 1 de setembro de 2001

Cânhamo natural cura as fobias

Setembro de 2001

LONDRES - Substâncias químicas chamadas canabinóides, semelhantes ao Cannabis, o principio ativo do cânhamo, são produzidas naturalmente pelo cérebro e ajudam a administrar o medo e a ansiedade. A ausência dessas substâncias, segundo os cientistas do Instituto de Psiquiatria Max Planck, em Munique, na Alemanha, pode explicar por que algumas pessoas têm mais dificuldade de esquecer acontecimentos dolorosos e sofrer de fobias , estresse pós-traumático e ataques de pânico.

Em estudo publicado na revista científica Nature desta semana, Beat Lutz e outros pesquisadores relatam testes feitos com camundongos em laboratório e sugerem: medicamentos que simulem no cérebro o papel dos canabinóides podem ajudar os pacientes a esquecer as lembranças e os eventos dolorosos.

Dois tipos de camundongos foram preparados para o estudo: um grupo para produzir mais canabinóides e o outro para produzir menos quantidade da substância. Os ratos, então, foram submetidos a uma série de testes, que envolviam sons altos e choques nas patas. [Leia o texto “Em defesa das cobaias”.]

Os pesquisadores notaram que os ratos que produziam menos canabinóides ficaram estáticos ao ouvir os sons que antecipavam o choque. Já os animais com maior quantidade da substância aparentemente esqueciam de associar o som ao choque, e não ficaram paralisados de medo, antevendo o choque nas patas.

Fonte: http://www.gabeira.com.br/causas/subareas.asp?idArea=1&idSubArea=134

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Precisando de ajuda?

Veja o site da Psicóloga e Psicoterapeuta Bianca Galindo que ela faz atendimento online.