quarta-feira, 4 de julho de 2001

Blair faz teste para liberar maconha

4 de julho de 2001, O Globo (1º Caderno)

Cassia Maria Rodrigues
Correspondente de O Globo em Londres.

LONDRES. Lambeth, distrito de Brixton, no sul de Londres, nunca atraiu turistas. Pelo contrário, sua fama de bairro violento costuma afugentá-los. Com uma já polêmica iniciativa do governo Tony Blair, em vigor desde ontem, provavelmente em pouco tempo o bairro será invadido por levas de turistas interessados em outro tipo de viagem.

É o que profetizam os setores mais conservadores da sociedade inglesa, depois da decisão do primeiro-ministro de abolir a prisão em Lambeth para quem for flagrado fumando maconha.

Habitado, em sua maioria, por imigrantes africanos e jamaicanos, o bairro serve de cenário para o projeto experimental - com a validade de seis meses - do governo Blair. Se for bem sucedido, ele será estendido a outras localidades inglesas com as mesmas características de Lambeth.

O governo alega ser um despropósito desperdiçar o tempo da Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres, e rios de dinheiro com a tramitação na Justiça dos processos envolvendo os portadores da droga que, alegam as autoridades, não representam real perigo para a sociedade. A burocracia com o flagrante e a prisão de usuários de maconha dura, em média, dez horas. Agora, o policial gastará apenas dez minutos com o flagrante. Em vez de o usuário ser preso, a maconha será apreendida.

Quem for apanhado fumando maconha em Lambeth escapará da prisão, e não da advertência formal. Mas isso não basta para a oposição conservadora. A nova legislação em vigor, segundo Ann Widdecombe, ministra do Interior do gabinete paralelo conservador, representa, de fato, um grande passo na direção da descriminalização da droga.

Fonte: http://www.gabeira.com.br/causas/subareas.asp?idArea=1&idSubArea=78

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Precisando de ajuda?

Veja o site da Psicóloga e Psicoterapeuta Bianca Galindo que ela faz atendimento online.