11/02/2005 - 16:09 | Edição nº 351 ,ÉPOCA
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG68843-6014,00-MACONHA+ELEVA+RISCO+DE+DERRAME+ALERTA+ESTUDO.html
A maconha pode potencializar o risco de derrames e de perda de memória, de acordo com um estudo do Instituto Nacional sobre o Abuso de Drogas, em Baltimore. Os cientistas alertaram que a droga altera os vasos sangüíneos e eleva a velocidade da circulação no cérebro de seus usuários.
Segundo a pesquisa, divulgada na revista especializada "Neurology", a maconha atrofia vasos sangüíneos. Para preparar a pesquisa, os estudiosos analisaram 54 usuários que fumavam entre dois e 350 cigarros da droga por semana e 18 pessoas que não usavam a erva. O estudo mediu a corrente sangüínea no cérebro dos pacientes e voltou a verificar o índice após um mês de abstinência.
Nas duas medições, foi constatado que os usuários apresentavam uma circulação mais rápida e vasos sangüíneos mais estreitos.
O médico Ronald Herning afirmou que o trabalho revela que a maconha leva a anomalias nos vasos sangüíneos cerebrais.
Enquanto os usuários moderados apresentaram melhoras na circulação após um mês de abstinência, o mesmo período não trouxe benefícios à circulação dos usuários pesados.
De acordo com Herning, a maconha pode elevar o risco de derrames. Ele frisou que há vários casos do problema entre usuários jovens.