19/08/2004 - 14:54 | Edição nº 327
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG66013-6014,00-MACONHA+DO+BEM.html
O canabidiol, uma das substâncias da planta, tem potencial contra transtornos de ansiedade
INVESTIGAÇÃO Pesquisadores comprovaram a ação de uma das substâncias extraídas da maconha no controle da ansiedade |
A busca por efeitos terapêuticos em substâncias presentes na maconha ocupa os cientistas há mais de 50 anos. Desde o início de 2004, no entanto, uma nova safra de estudos internacionais reforça a idéia de que componentes como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), quando extraídos da planta, podem ser transformados em remédios.
Um trabalho inédito realizado no Brasil confirmou a redução de sintomas de ansiedade em pessoas que tomaram cápsulas de canabidiol. Pela primeira vez, os pesquisadores localizaram áreas do cérebro que são ativadas ou desativadas pela substância. O canabidiol atua nos sistemas límbico e paralímbico, regiões relacionadas às emoções. 'Este é o primeiro estudo no mundo a comprovar, por meio de neuroimagem, o efeito ansiolítico (tranqüilizante) da substância', afirma José Alexandre de Souza Crippa, do Departamento de Neuropsiquiatria, da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto.
O estudo coordenado por Crippa foi realizado em cooperação com o Instituto de Psiquiatria da USP, em São Paulo. O trabalho tem sido tão bem recebido que foi publicado em fevereiro na revista Neuropsychopharmacology e será apresentado durante a jornada da Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro, que começa no dia 26.
'Esperamos que no futuro o canabidiol possa ser usado como medicação no tratamento de transtornos da ansiedade, como a síndrome do pânico, a fobia social ou o transtorno obsessivo- compulsivo (TOC)', explica.
O canabidiol desponta como alternativa promissora no tratamento desses distúrbios porque parece reduzir a ansiedade sem causar dependência e com menor sedação (voz pastosa e sonolência, por exemplo) que os remédios disponíveis atualmente.
Até mesmo o THC, substância responsável pela dependência e pelo 'barato' da maconha, tem sido utilizado no combate a males como glaucoma e dores crônicas. O consumo controlado do THC em cápsulas foi aprovado no Canadá e nos Estados Unidos e está prestes a ser adotado na Inglaterra. Isso não significa, claro, que fumar maconha faça bem à saúde. Como lembra o professor Elisaldo Carlini, pioneiro dessas pesquisas no Brasil, o uso de maconha por pessoas saudáveis não é recomendável.
OS EFEITOS DAS SUBSTÂNCIAS | |
Imagem do cérebro revela que o canabidiol ativa o sistema límbico (em amarelo), área relacionada aos transtornos de ansiedade. No futuro, a substância poderá ser utilizada como medicamento. A ação benéfica dos componentes da maconha tem sido comprovada em outros distúrbios, como: | |
- dor crônica - náuseas - esclerose múltipla | - dificuldades do sono - epilepsia - artrite - alguns tumores |